Fazer Musculação ou Praticar Yoga

set 3 • Roberto Figueiredo, Slide principal, Textos • 2138 Views • Nenhum comentário em Fazer Musculação ou Praticar Yoga

Fomos questionados por um ouvinte do PROGRAMA RADIO YOGA que disse estar muito impressionado com o que eu falo sobre os benefícios da prática do Yoga. Porém, como ele tem apenas 20 anos, deseja ter um corpo bastante musculoso e está freqüentando uma Academia.  Ele pede um comentário sobre o assunto: Musculação ou Yoga?

Já falamos aqui no programa que Yoga não é ginástica. No Yoga não movemos apenas o corpo. Movemos a Energia, a Consciência. Então a comparação fica um pouco difícil. Mas temos sim no Yoga técnicas que promovem a tonificação muscular e o “embelezamento” do corpo.

O Yoga, entretanto, caro ouvinte, é antes de tudo um caminho de auto observação, de autoconhecimento, de transformação, de libertação, de transcendência. Trabalhar o corpo é apenas uma das etapas de um processo muito longo e bonito.

Como eu falei em programas anteriores, não há nada igual ao Yoga para trabalhar o corpo, ou melhor, para trabalhar no Corpo, para dar Consciência ao Corpo. E o ideal para quem quer praticar é se matricular num espaço próprio para isso com um professor habilitado. Em nosso SITE divulgamos alguns espaços para a prática de Yoga em nossa região.

Outra possibilidade seria a pessoa tentar fazer em casa sozinha, com calma, devagar, seguindo as orientações pelos livros. Não é o melhor caminho, mas se essa for a única alternativa, eu recomendo os livros do Professor Hermógenes, principalmente Autoperfeição com Hatha Yoga.

Falei para vocês também que caso não consigam um espaço para praticar Yoga, outras atividades físicas interessantes são: caminhar; praticar artes marciais, principalmente o Karatê e o Tai Chi Chuan; a Capoeira também é excelente. E falei para vocês também da Dança. Então todas essas atividades são muito boas e tenho certeza que aqui nas nossas cidades encontramos espaços para praticá-las. Mas eu realmente não recomendo Academia de Musculação e de Ginástica.

Vejam bem, nossa ideia aqui com o PROGRAMA RADIO YOGA é divulgar o Yoga. Nossa intenção é mostrar a vocês que existem outras realidades além das Academias de Musculação e de Ginástica.  Mostramos a vocês que existem outros tipos de música, como a Música Clássica, a Instrumental, o Canto Gregoriano, por exemplo. Mostramos que existem outras formas de trabalhar o corpo, que existe o Relaxamento, a Meditação, a Respiração Profunda, os Asanas (posturas físicas que temos no Yoga).

Nossa intenção aqui não é convencer ninguém a ter nenhum tipo de comportamento. Nem é criticar ou julgar as escolhas das pessoas. Mostramos o que acreditamos ser o melhor caminho para o progresso individual e coletivo. O caminho do Yoga é um caminho de crescimento e transformação não só do físico, mas também do emocional, do psicológico, do energético e até do espiritual.

Mas, para responder a nosso ouvinte, precisamos falar de três coisas importantes: Felicidade, Beleza e Energia.

Então vamos lá. Vimos em alguns programas anteriores que Felicidade é estar satisfeito consigo mesmo. É se sentir bem com a vida que leva. Então, se para nosso ouvinte e para qualquer outra pessoa, ser feliz é ter um corpo musculoso, sarado, o caminho realmente é fazer Musculação. Para outras pessoas a prioridade pode ser ter mais vitalidade, mais saúde. Ter um espaço na vida para o silêncio, a paz e a interiorização.

Outra palavra importante é Beleza: as pessoas querem ficar musculosas porque o padrão de beleza ocidental atual manda isso. O padrão de beleza é o dos filmes americanos em que o herói normalmente é muito forte. De preferência é um policial, ou soldado do exercito, ou atleta.

Então, só para comparar os filmes: vejam que nos filmes de Karatê e de artes marciais, de uma maneira geral, normalmente o herói é magro. Mas é rápido, ágil, saudável. E é também “musculoso”, porém de uma forma mais equilibrada e sem exageros. Normalmente este herói ganha as lutas sem usar armas.

Uma pessoa que pratica Yoga vai ter um corpo mais parecido com o herói do filme de artes marciais do que com o corpo do herói do filme americano. Quem pratica Yoga tem um corpo parecido com os dançarinos. É bom você ouvinte saber disso.

Muito bem, mas vamos a mais uma palavra chave: Energia.

Na prática do Yoga nós não perdemos energia, como ocorre nas Academias. Pelo contrário, nós ganhamos energia. Praticar Yoga não cansa. Ao contrário, descansa, relaxa. A prática do Yoga nos dá saúde e vitalidade. Uma pessoa que pratica Yoga com regularidade dificilmente se cansa, dificilmente fica gripada, dificilmente tem prisão de ventre. É uma pessoa mais calma, mais concentrada, mais focada e mais alegre do que a maioria das pessoas.

Bem, mas vamos falar da Musculação. Veja bem, ouvinte, tudo depende do que nós queremos na vida. Se você quer ter um corpo sarado como os heróis americanos. Se seu conceito de Felicidade e de Beleza te diz isso. Se você não se sente atraído pelo Yoga, ou pela Dança, ou pela Capoeira, faça sua Academia. Sem critica nenhuma de minha parte. Eu já fiz Musculação quando tinha sua idade. Já pratiquei Judô, Karatê, Tai Chi Chuan. Já pratiquei a maioria dos esportes. Então, falo com tranquilidade deste assunto.

Mas, procure pelo menos uma boa Academia, com equipamentos novos. Com um instrutor habilitado. E tente não forçar muito. Então, não vá malhar todos os dias, não pegue o máximo de peso, faça alongamentos, faça caminhadas para melhorar a respiração. Esteja atento à sua alimentação.

Procure equilibrar o corpo. É comum vermos pessoas musculosas, mas completamente sem harmonia. Por exemplo: a parte de cima do corpo bem desenvolvida e a parte de baixo, as pernas, subdesenvolvidas, finas, sem vitalidade.

Mas, é importante que você perceba que alguns conceitos da Musculação são exatamente o oposto das técnicas do Yoga. Por exemplo, na prática do Yoga relaxamos e alongamos os músculos. Na Musculação tencionamos e encurtamos. No Yoga expandimos a respiração, tanto a inspiração, quanto a expiração, são longas e profundas. Na Musculação a respiração é curta e superficial. No Yoga trabalhamos os músculos profundos, internos, próximos da coluna e dos principais órgãos. Na Musculação trabalhamos os músculos superficiais, os músculos maiores e externos, fazendo com que o corpo fique muito rígido, sem flexibilidade.

Numa prática de Yoga, o ambiente é calmo, silencioso, tranquilo. Já numa Academia…! Bem, você sabe mais do que eu como o ambiente é barulhento e competitivo.

Complementando a resposta sobre a vontade do nosso ouvinte de ter um corpo bastante musculoso, eu digo também que o Yoga é um caminho de auto aceitação. Ou seja, precisamos nos conhecer profundamente e nos aceitar como somos. Não só nos aspectos emocionais e psicológicos, mas também nas nossas características físicas.

Então, precisamos aceitar nossa cor, nosso tipo de cabelo, nossa altura. São características genéticas. Precisamos aceitar as características do nosso corpo. Existem pessoas que não tem tendência para ser musculosas e não adianta forçar. Já outras pessoas têm a tendência de ser muito magra, ou muito gorda. Então, vamos nos cuidar, claro, cuidar da beleza, da saúde. Mas com equilíbrio, com harmonia. Sem estresse, sem alienação, sem modismos. Sem correr riscos de acidentes e de enfermidades.

Para concluir ouvinte, te digo novamente que faça sua Musculação, frequente sua Academia barulhenta, mas cheia de gente “jovem” e “bonita”. Mate sua vontade de criar músculos. Mas, passado um ano, ou no máximo dois, junte-se a nós. Procure um espaço bacana de Yoga e você vai descobrir que é possível encher seu corpo de beleza e vitalidade e mais ainda, encher sua vida e seu Ser de verdadeira beleza, alegria e energia.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »