Os Mestres

O Yoga é uma tradição muito antiga, com mais de 5.000 anos. Então temos muita História, muita Sabedoria e muitos Gurus e Mestres no Yoga.

Os principais Mestres do Yoga e da Índia são o Buda e Krishna. E claro, Jesus, o Cristo que é o Mestre dos Mestres para todos os sistemas filosóficos e espirituais.

Existem muitos Mestres Indianos que ajudaram a construir os métodos e os princípios do Yoga e ajudaram a divulgar os diversos aspectos do Yoga pelo mundo. Podemos citar: Krishnamacharya, Pattabhi Jois, Osho, Vivekananda, B.K.S. Iyengar, Sivananda, Sai Baba, o Dalai Lama, o Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Mestra Amma, Mestre Shankar.

Os Mestres mais citados e que mais influenciaram e contribuíram para o RADIO YOGA estão relacionados abaixo:

 

MIRA ALFASSA – A MÃE

Mira Alfassa, A Mãe, era francesa, nasceu em Paris em 1878. Dotada de grande talento artístico, dedicou-se ao desenho, a música, à pintura. Dedicou-se também aos esportes. Foi casada, teve filho. Mas principalmente vivia à procura de Deus, da Verdade, da Unidade. Em uma viagem a Índia, conheceu Sri Aurobindo e reconheceu nele o Mestre Espiritual que estava procurando. Decidiu permanecer na Índia e se dedicar a obra do Mestre.

Ela criou escolas, creches. Cuidava de tudo e de todos, inclusive do Mestre Aurobindo. Por isso era chamada A Mãe. Mulher de muita simplicidade e coragem tocou os projetos do Mestre após a sua morte, sendo o mais importante deles a fundação de AUROVILLE, a cidade internacional localizada na Índia.

Em inteira concordância com Sri Aurobindo, que via na união interior e exterior a condição necessária para o indivíduo chegar ao desenvolvimento integral de si, ela introduziu, na vida da comunidade, como meios indispensáveis de expressão e realização espirituais, o trabalho, a educação física, as artes, criando e desenvolvendo uma nova Educação. Realizando na prática a visão do Mestre, formulou os princípios de uma Educação Integral.

A Mãe escreveu pouco. A maior parte de seu tempo era tomado pelo viver, pelo dar, pelo ser. Isto em todos os sentidos, sustentando e realizando em sua vida tremendamente complexa os mais diferentes graus e níveis, estendendo-se do físico-intuitivo até o espiritual-transcendental.

Durante muitas décadas A Mãe orientou e liderou a comunidade do Sri Aurobindo Ashram, assumindo todo tipo de assunto: alimentação de bebês, exercícios físicos para idosos, encenação de peças de teatro, ensino de eletrônica, simbologia das cores, construção de casas, cultivo de verduras, planejamento urbanístico, poesia, jardinagem, dança, tecelagem, fabricação de móveis e perfumes, contos para crianças, técnicas para absorção da energia universal, etc, etc, etc.

Podemos dizer que não houve assunto da vida humana que não tivesse chegado até A Mãe, solicitando participação, ajuda, orientação, realização. E ela, com base em uma grande humanidade e humildade, respondeu a tudo, e uniu e fez crescer tudo. É esta força, esta consciência, este amor, este poder de união que fazem desta mulher um exemplo para todos.

Livros importantes: A Educação; Saúde e Cura no Yoga.

Para maiores informações acesse: www.casasriaurobindo.com.br

 

SRI AUROBINDO: 

Sri Aurobindo nasceu em 1872 na Índia e faleceu em 1950. Em alguns momentos de sua vida sofreu pela pobreza. Com muito esforço e capacidade avançou. Foi poeta, escritor, jornalista, político. Participou dos movimentos pela Independência da Índia.

Dotado de poderosa visão de síntese, foi ele quem formulou os princípios do Yoga Integral, que chamou de Yoga da Auto Perfeição (ou Purna Yoga), o qual é uma síntese da essência dos principais caminhos do Yoga: Karma Yoga (trabalho, ação), Jnana Yoga (conhecimento, compreensão) e Bakti Yoga (devoção, emoção).

Este Yoga proposto por Sri Aurobindo tem como objetivo a Perfeição Divina em um corpo divinizado, vivendo a vida cotidiana – a Vida Divina na Matéria. Como todos os caminhos do Yoga, a meta principal é a realização da unidade com o Divino pessoal, universal e transcendental, transcendendo o ego individual.

Acrescenta Sri Aurobindo como objetivo essencial a participação e responsabilidade de cada indivíduo no processo evolucionário da Natureza, tornando este um Yoga Coletivo que busca a manifestação plena do Divino na matéria.

É do Mestre Aurobindo a frase: A VIDA TODA É YOGA. Segundo ele é próprio do ser humano aspirar por liberdade, plenitude, justiça, sabedoria e amor. Para ele, contudo, esta aspiração é a expressão no nível humano, de um grande movimento da Natureza: através de todas as suas formas e criaturas, ela progressivamente revela, manifesta como CONSCIÊNCIA, a secreta Presença que a criou e a conduz.

Sri Aurobindo escreveu inúmeras obras sobre os mais variados temas. Ele é considerado um dos maiores poetas e escritores da língua inglesa. Mas claro que produziu vasto material sobre o Yoga, o Yoga Integral, o Bhavada Gita, os Vedas, os Upanishads e a Índia.

De sua imensa obra destacamos: Savitri; A Vida Divina; A Síntese do Yoga.

Para maiores informações acesse: www.casasriaurobindo.com.br

 

PROFESSOR HERMÓGENES:

José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como Professor Hermógenes, foi escritor, professor e divulgador brasileiro da Hatha Yoga.

Nascido em 9 de março de 1921, em Natal, Rio Grande do Norte, ele é considerado o pioneiro em medicina holística no Brasil, com mais de 50 anos de prática e ensino de Yoga. Pai, avô, bisavô. Filósofo, poeta, escritor e terapeuta. Doutor em Yogaterapia e criador do treinamento anti-estresse.

O professor completou 90 anos em 2011 em plena forma. Ele dividia seu tempo entre a publicação de livros, a produção de artigos para a imprensa e teses para congressos científicos. Além de aulas, palestras, cursos e seminários. Foi fundador da Academia Hermógenes que funciona há mais de 50 anos na cidade do Rio de Janeiro.

Ele foi um dos pioneiros do Yoga no Brasil e um de seus maiores divulgadores. Professor Hermógenes faleceu no dia 13 de março de 2015 aos 94 anos, deixando muita saudade e admiração em todos que conviveram com ele de muitas maneiras. E muito respeito e gratidão também de familiares, amigos, alunos e admiradores, como nós da Radio Yoga.

Os livros do Professor Hermógenes influenciaram muitas pessoas no Brasil e no exterior.

Podemos citar os principais livros: Autoperfeição com Hatha Yoga; Yoga para Nervosos; Saúde Plena com Yogaterapia; O que é Yoga; Setas no Caminho de Volta; Yoga Paz com a Vida; Saúde na Terceira Idade; Yoga Caminho para Deus.

Para mais informações:     www.hermogenesyoga.com.br

                                              

PARAMAHANSA YOGANANDA:

Ele foi um dos primeiros Mestres do Yoga que saiu da Índia para levar a sabedoria e as técnicas do Yoga para os Estados Unidos e daí para o mundo.

Yogananda nasceu no norte da Índia em 1893. Ele foi aluno e discípulo de grandes Mestres do Yoga principalmente de Sri Yukteswar, da linhagem dos Mestres Babaji e Lahiri Mahasaya.

Depois de muitos anos de estudo e de treinamento espiritual, em 1920 ele viajou para os Estados Unidos para participar de um congresso e ali ficou até o fim da vida. Por mais de 30 anos ensinou a antiga ciência da meditação e divulgou a arte de viver a vida espiritual de forma equilibrada.

Yogananda acreditava que sua missão era levar o Yoga para o Ocidente. E assim ele fez. Com muito esforço e dedicação viajou por centenas de cidades, dando aulas de Yoga, ajudando as pessoas a despertar e a se sintonizar com Deus. Estima-se que ele tenha ensinado a mais de 100.000 estudantes nos 30 anos em que viveu nos Estados Unidos. Yogananda morreu em 1952.

Ele criou diversos centros de educação, conhecidos com ASHRAMS, na Índia e nos Estados Unidos. E fundou também uma organização que existe até hoje a SELF REALIZATION FELLOWSHP para divulgar o Yoga e para divulgar também sua obra.

Yogananda escreveu muitos livros, sendo o mais importante e famoso o livro: Autobiografia de Um Yogue.

Podemos citar outros livros importantes de Paramahansa Yogananda: Onde Existe Luz; A Paz Interior; Máximas de Paramahansa Yogananda; A Ciência da Religião; Como Conversar com Deus; A Lei do Sucesso; Viver Sem Medo; No Santuário da Alma.

Destacamos também o livro A Yoga de Jesus, onde de forma extraordinária Yogananda revela o Yoga oculto dos Evangelhos e confirma que Jesus não apenas conhecia o Yoga, como também ensinou essa ciência universal de realização divina a seus discípulos mais próximos.

Para encontrar mais informações:      www.yogananda-srf.org   e   www.almasdivinas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *