Estresse, Depressão e Ansiedade

set 3 • Roberto Figueiredo, Slide principal, Textos • 709 Views • Nenhum comentário em Estresse, Depressão e Ansiedade

O Estresse, a Depressão e a Ansiedade são as doenças deste século. São alterações do equilíbrio mental e do sistema nervoso, provocadas por estados contínuos de excitação ou pela estimulação excessiva dos sentidos.

Os pensamentos constantes de temor, ira, melancolia, inveja, tristeza, ódio, descontentamento e preocupação, são as causas principais desses transtornos nervosos.

Além, é claro, da falta de condições para se levar uma vida saudável e feliz: alimentação correta, exercícios físicos adequados, ar puro, sol, um trabalho agradável, um propósito de vida, bons relacionamentos.

Qualquer excitação violenta ou persistente seja mental, emocional ou física, perturba e desequilibra intensamente o fluxo de energia vital no nosso ser. O sistema nervoso não está preparado para suportar a força destrutiva das emoções intensas e dos pensamentos e sentimentos persistentemente negativos.

Yogananda, um grande Mestre da Índia, compara nosso sistema nervoso com um aparelho cuja voltagem é 110 volts. Se ligarmos ele numa rede 220 volts, o aparelho queima. Ele chama atenção também para o excesso de ruído, de barulho e de informações que sofremos atualmente, principalmente por parte dos meios de comunicação.

Chamamos a atenção para a quantidade elevada de horas que a maioria das pessoas passa diante da televisão e da internet. Então, recomendamos pouco tempo dedicado a internet e pouquíssimo tempo dedicado a televisão, cuja programação normalmente é muito ruim e nociva. Podem acreditar: televisão e internet fazem mal a saúde.

Mestre Yogananda recomenda também diminuir ou eliminar o consumo de carne vermelha e de bebidas alcoólicas. E se afastar completamente das drogas, incluindo o cigarro. As substancias tóxicas desses produtos causam danos a saúde física e mental.

Mas, sem dúvida, os maiores agentes do Estresse são o ódio, a raiva, o medo e as frustrações. Além de alguns fatores externos como o frio, o ruído e os obstáculos (dificuldades da vida).

Os especialistas dizem também que o Estresse não é algo externo, ele está dentro de nós.

Uma definição moderna do Estresse diz que ele é o efeito conjunto produzido pelo corpo e pela mente diante da sensação de ameaça, e não por um evento concreto. E essa percepção depende do temperamento de cada um e de experiências anteriores. Além da capacidade individual de adaptação de cada um.

Todos nós sofremos de algum nível de Estresse. Níveis adequados de Estresse ajudam o indivíduo a se adaptar, mas o Estresse inadequado tem como única consequência o surgimento de doenças.

Dentre as situações que podem levar uma pessoa a um nível elevado de Estresse temos: o divórcio; a morte de um ente querido; perda de dinheiro, de posses, de emprego e as críticas recebidas por outras pessoas. Mas, a verdadeira causa do Estresse é o medo. O medo dessas situações.

Para a redução do Estresse são indicadas algumas mudanças nos hábitos de vida: praticar alguma atividade física de forma regular, ou seja, sair do Sedentarismo e da Inatividade; regularizar o sono; ter uma alimentação balanceada e praticar as diversas técnicas do Yoga, principalmente o Relaxamento e a Meditação.

Nós já vimos aqui no PROGRAMA RADIO YOGA como as técnicas do Yoga, os Asanas, os Pranayamas, o Relaxamento, os Mantras e principalmente a Meditação, nos ajudam a evitar e a curar o Estresse, a Depressão e a Ansiedade. Vimos ainda como a Respiração Consciente ou Respiração Profunda também é uma técnica muito importante para ajudar no tratamento dessas doenças.

A medicina tradicional ocidental já reconhece os benefícios do Yoga para a saúde como um todo e principalmente no combate ao Estresse, a Depressão e a Ansiedade. Segundo um estudo recente de uma universidade americana, a prática regular do Yoga aprofunda a respiração; o alongamento dos movimentos reduz a tensão muscular e aumenta a consciência do corpo; as batidas do coração diminuem; a respiração fica mais lenta e abaixa a pressão sanguínea. O corpo aproveita esta chance para acionar os mecanismos de cura. Ou seja, relaxamos e diminuímos nosso nível de Estresse.

Mestre Shankar, outro sábio da Índia diz o seguinte:

É DIREITO DE NASCIMENTO DE TODO SER HUMANO TER UM CORPO LIVRE DE DOENÇAS E UMA MENTE LIVRE DE ESTRESSE, NO ENTANTO, NEM EM CASA, NEM NA ESCOLA NÓS APRENDEMOS A LIDAR COM AS EMOÇÕES NEGATIVAS.

Numa era agitada em que o Estresse, a Ansiedade e a Depressão são cada vez mais comuns, o preço dessas desordens sobre a saúde física e mental pode ser extremamente alto. Estes estados de desequilíbrio têm sido reconhecidos como fatores significativos para o desenvolvimento e agravamento de uma grande variedade de doenças.

Cada vez mais, a medicina confirma que a saúde e a qualidade de vida são diretamente influenciadas pelo nosso estado mental e emocional. Nossos pensamentos e emoções afetam diretamente o cérebro e as funções do nosso organismo.

Emoções positivas, como a alegria, o amor e o entusiasmo, produzem mensageiros químicos que influenciam de maneira positiva nosso cérebro e o sistema imunológico, aumentando nossa resistência ás doenças e proporcionando mais saúde.

Por outro lado, está provado também que emoções negativas, como raiva, medo e tristeza, produzem transmissores químicos que afetam de forma adversa nosso organismo, resultando em maior propensão a doenças e em um pior estado geral de saúde.

É desta maneira que o Estresse provoca alterações significativas em nossa fisiologia, afetando nossa saúde física e mental.

O Yoga porém, nos oferece ferramentas para tratar do Estresse, da Depressão e da Ansiedade. Estudos científicos têm confirmado que a respiração pode ser utilizada como uma ferramenta efetiva para reduzir e até mesmo eliminar o Estresse e as impurezas do organismo, melhorar nossa saúde e trazer mais clareza e concentração para a mente. Mais de 80% das impurezas e toxinas presentes no corpo podem ser eliminadas através da Respiração Profunda, seguindo as diversas técnicas do Yoga.

Segundo Mestre Shankar, a maioria das pessoas respira superficialmente, utilizando apenas 35% de sua capacidade pulmonar.

Mestre Shankar criou em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, escolas para ensinar técnicas do Yoga, principalmente a Respiração Profunda e a Meditação. Essas escolas oferecem o curso chamado a Arte e Viver. Em Salvador temos uma escola oferecendo este curso.

As técnicas do Yoga ensinadas por diversos mestres, e também ensinadas pelo Mestre Shankar nos cursos da Arte de Viver são ferramentas de gerenciamento do Estresse e principalmente de promoção da saúde, cujos benefícios sobre a saúde física e mental vêm sendo comprovadas pela ciência médica.

Estudos científicos realizados com pessoas que praticam as técnicas de Respiração Profunda, Relaxamento e Meditação revelam os seguintes efeitos:

  • Redução do nível de Estresse, pela redução dos níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do Estresse;
  • Melhora do sistema imunológico do corpo;
  • Melhora da função antioxidante, pelo aumento de algumas enzimas;
  • Redução do colesterol sanguíneo;
  • Melhora da função cerebral;
  • Maior sensação de bem-estar e de relaxamento;
  • Eficácia no controle da Ansiedade e da Depressão.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »