A Traição

nov 7 • Sheyla Guedes, Textos • 1503 Views • Nenhum comentário em A Traição

Traição é uma palavra proveniente do latim “Traditione”, cujo significado original é “Entrega”.

Hoje, na língua portuguesa, essa palavra tem os seguintes significados:

*ação ou efeito de trair;

*intriga;

*deslealdade;

*aleivosia (calúnia, falsidade, fraude);

*perfídia;

*cilada;

*infidelidade.

Sabemos que, ao longo dos séculos, o ato de trair tem ocasionado mortes, inimizades, doenças, miséria, silêncio, dor, partidas e arrependimentos irreparáveis.

Mas, em verdade, o que é a traição?

Trair é não revelar para o outro, aquele que confia, os seus verdadeiros sentimentos, pensamentos, as suas intenções e ações; é mentir, é omitir, é ocultar… É estar imerso na hipocrisia (impostura, fingimento, manifestação de sentimentos e virtudes que realmente não se têm).

O que podemos dizer sobre o traidor?

O traidor não é feliz enquanto perdurar a sua traição, ele não está em paz, pois ninguém pode estar em paz sem caminhar na senda da verdade e da luz.

Para trair, é preciso colocar o candeeiro debaixo da mesa para ficar nas sombras e não olhar, olho no olho, para aquele que é traído.

O que a traição tem a ver com “entrega”?

O traidor entrega ao traído a sua hipocrisia.

O traído entrega ao traidor a sua desconfiança, seu ódio, sua inimizade, seu silêncio, sua decepção, a sua impotência de não ter podido escolher não viver na mentira.

Reflexão sobre a Regra de Ouro:

“Tudo que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas.”

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

« »