A Importância de Beber Água

ago 5 • Roberto Figueiredo, Slide principal, Textos • 685 Views • Nenhum comentário em A Importância de Beber Água

Às vezes as pessoas pedem pra eu falar aqui no programa de temas ligados a ALIMENTAÇÃO e a NUTRIÇÃO. E tem uma atitude muito simples que nós podemos fazer no nosso dia a dia que traz muitos benefícios que é BEBER ÁGUA.

A água é o principal componente do corpo humano (cerca de 70%) e de quase toda a vida de nosso planeta. Mesmo assim, muitos se esquecem de ingerir esse líquido precioso em quantidade suficiente para obter seus benefícios. Outros têm dúvidas sobre a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente.

Nenhum outro líquido pode substituir plenamente a água pura quando se fala em manter a HIDRATAÇÃO DO CORPO. A água é insubstituível e imprescindível ao bom funcionamento geral do organismo.

Muitas pessoas pensam que podem substituir a água por refrigerantes, sucos, cafés e chás. Mas, a água pura é insubstituível. E se não ingerirmos uma boa quantidade de água podemos sofrer de DESIDRATAÇÃO.

A maioria das pessoas pensa também de forma errada que é preciso ter sede para beber água. A ingestão de água deve ser contínua ao longo do dia, de preferência em pequenas doses. Beber uma quantidade elevada de água de uma só vez não é recomendável.

A quantidade ideal de água que devemos ingerir diariamente vai depender da época do ano e também das características físicas de cada pessoa: idade, peso. Mas de uma maneira geral podemos dizer que:

DEVEMOS INGERIR DE SEIS A OITO COPOS (DE 250 ML) DE ÁGUA POR DIA.

Eu disse ÁGUA, ÁGUA MESMO. Suco, refrigerante, chá e café não valem.

E a importância de BEBER ÁGUA durante todo o dia não é só por causa da hidratação. Precisamos compreender também que a água é o único veículo que o corpo utiliza para eliminar toxinas. Sem água suficiente, o organismo vive num constante estado de AUTOINTOXICAÇÃO, o que favorece o surgimento de doenças.

Muitas vezes, a sensação de cansaço, mal estar e até dor de cabeça são sintomas de falta de água no organismo.

O consumo diário de seis a oito copos de ÁGUA PURA auxilia também no tratamento de sintomas de incômodos e de algumas doenças: olhos ressecados, fadiga crônica, sonolência, problemas de memória, pele ressecada, hérnias de disco, prisão de ventre, dores musculares, rugas precoces, inflamação das amídalas, palpitações do coração, refluxo gastresofágico e artrite.

Outra dica interessante é que logo pela manhã ao acordarmos devemos tomar um copo de água, em temperatura ambiente. Isso ativa os órgãos internos.

Devemos criar nas crianças o hábito de beber água e não estimular o consumo de sucos industrializados, os de caixinha são péssimos e evitar também os refrigerantes.

Com relação aos idosos, consumir de seis a oito copos de água pura por dia também é muito importante, pois os idosos estão mais sujeitos a desidratação.

Abaixo temos os principais BENEFÍCIOS DA ÁGUA NO NOSSO ORGANISMO:

 

* Hidrata as células,

* Refresca o organismo,

* Fornece oxigênio e nutrientes essenciais para as células,

* Contribui para manter o PH do corpo em nível ideal,

* Auxilia o organismo a eliminar subprodutos tóxicos do metabolismo,

* Regula a temperatura do corpo,

* Lubrifica os músculos e articulações,

* Produz os fluidos corporais e as estruturas básicas,

* Umedece os tecidos da boca, olhos, nariz e outras mucosas,

* Protege os tecidos dos órgãos,

* Ajuda a prevenir constipações nasal e intestinal,

* Auxilia os rins, fígado, pulmões e pele na eliminação de toxinas e radicais livres,

* Ajuda a dissolver minerais e outros nutrientes, tornando-os mais assimiláveis,

* Transporta nutrientes para as células,

* Mantém o nível de energia e reduz o cansaço,

* Protege o organismo contra o envelhecimento precoce.

Geralmente as frutas e verduras possuem muita água, mas ainda que sejam ingeridas diariamente, elas não são suficientes para repor as perdas com os processos que dependem de água no nosso organismo. Calcula-se em apenas 20% a água extraída dos alimentos, em relação à necessidade diária necessária. Ou seja, inclua frutas e verduras na sua dieta, mas continue tomando de seis a oito copos de água por dia.

Os alimentos que possuem muita água são: abacate, banana madura, brócolis, cebola, cenoura, chuchu, melancia, pepino e tomate.

Sendo a água tão importante para nossa saúde e para o ambiente, todos nós devemos colaborar para manter esse patrimônio natural da humanidade. Não devemos jogar lixo nos rios, lagos e mares. Devemos economizar água nas nossas atividades cotidianas como tomar banho, escovar os dentes, lavar a louça e roupas, lavar o carro. Podemos também tentar reutilizar a água em algumas situações e armazenar a água da chuva, por exemplo. E respeitar e proteger as nascentes e as regiões de mananciais.

Matéria de autoria de Paula Montana, fisioterapeuta e professora da Faculdade Adventista da Bahia – IAENE e publicada na REVISTA VIDA E SAÚDE. Foi adaptada para divulgação no PROGRAMA RADIO YOGA e no Site.

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