A Meditação e Seus Benefícios

set 3 • Roberto Figueiredo, Slide principal, Textos • 590 Views • Nenhum comentário em A Meditação e Seus Benefícios

Meditação é o fluxo regular do pensamento, focado, concentrado num único objeto. Durante a Meditação todos os pensamentos mundanos são afastados da mente. A concentração se aprofunda, fica cada vez mais firme. Há uma diminuição do ritmo e da quantidade dos pensamentos. Há um esvaziamento suave e progressivo da Mente.

MEDITAÇÂO é um mergulho na PAZ. Um mergulho em SI MESMO.

MEDITAR É SILENCIAR A MENTE PARA ESCUTAR A ALMA.

A Meditação é uma experiência de interiorização tal, que nos leva a experimentar níveis cada vez mais profundos e sutis da Mente e da Consciência. Percebemos aquele nível de silêncio profundo em plena consciência. Em Meditação, desfruta-se de descanso profundo, muitas vezes superior ao descanso proporcionado pelo sono.

Segundo os ensinamentos dos grandes Mestres do Yoga, o primeiro estágio da Meditação (DHYANA, em sânscrito) é a CONCENTRAÇÃO (DHARANA). E o estágio mais avançado, mais elevado da Meditação é conhecido por SAMADHI, ou absorção, êxtase.

E para praticarmos as técnicas de Concentração e Meditação precisamos de um lugar calmo, tranquilo, silencioso. Devemos ficar sentados com as pernas cruzadas, a coluna ereta, a respiração suave, profunda.

Podemos dizer também que Meditação é aceitar o momento e viver todos os momentos de forma plena e profunda. Este entendimento e alguns dias de prática podem mudar a qualidade da vida do praticante.

MEDITAR É FOCAR A CONSCIÊNCIA NO MOMENTO PRESENTE. MEDITAR É ESTAR COM A MENTE ALERTA.

Por meio da Meditação atinge-se o mais elevado objetivo do Yoga que é a LIBERTAÇÃO.

Segundo os ensinamentos da Brahma Kumaris, instituição da Índia que divulga pelo mundo a Raja Yoga, a Meditação é um método de produzir sentimentos mais elevados e de manter sob controle os processos internos do eu.

São muitos os benefícios para quem pratica Meditação regularmente. A prática diária reduz o estresse; equilibra a pressão sanguínea; proporciona bem-estar, tranquilidade, confiança e satisfação emocional; produz uma energia relaxante; aumenta a clareza mental, a memória e a percepção; traz uma sensação genuína de paz interior. Com a Meditação conquistamos o estado de ANANDA (bem aventurança, felicidade divina).

A Meditação é a principal técnica do Yoga e traz muitos outros benefícios à saúde física e emocional: proporciona repouso profundo; reduz fatores cardiovasculares de risco; melhora desordens relacionadas ao estresse, tais como insônia, enxaqueca, depressão, ansiedade, fadiga, asma; expande a consciência e a paz interior, melhora a ordenação e sincronização cerebral; aumenta a felicidade interior, que está relacionada com mudanças na bioquímica interna.

A Meditação aumenta também a clareza mental, a memória e a percepção. Reduz a distração e a dispersão. Desenvolve a capacidade de organização espontânea e de focalização e concentração. Aprimora as faculdades mentais, facilitando análises e decisões. Reaviva a inteligência criativa e recupera o vigor físico. Proporciona também melhoria da visão ou percepção que a pessoa tem de si mesmo e dos outros.

Segundo pesquisas médicas recentes, a prática da Meditação diminui os SENTIMENTOS DE ISOLAMENTO, ajudando, portanto, a combater a SOLIDÃO, que é responsável por contribuir para a causa várias doenças, principalmente doenças do coração e o Alzheimer. A Meditação ajuda também a diminuir as inflamações e a aumentar a imunidade do corpo.

Todas as técnicas do Yoga visam relaxar o corpo e expandir a respiração, para aquietar a Mente e ampliar a Consciência.

Então, a Meditação é uma das técnicas mais poderosas que temos no Yoga, pois ela atua diretamente na Mente. A Mente pode nos enganar e nos trair. Temos que cuidar dela. E um dos principais objetivos do Yoga é exatamente aquietar a Mente. Esvaziar a Mente, eliminando o excesso de pensamentos desnecessários e negativos.

Um dos principais benefícios da Meditação é exatamente repor a energia mental perdida ou desgastada, além da transformação dos traços negativos da personalidade e da obtenção de poder para o autocontrole.

A Mestra Amma nos diz:

MANTENHA UMA ESTREITA VIGILÂNCIA SOBRE A MENTE. ELA É MENTIROSA, INTELIGENTE E O IMPEDE DE ESTAR CONSCIENTE DE SUA VERDADEIRA NATUREZA, O SER.

Então, vamos meditar.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »