O Programa

O PROGRAMA RADIO YOGA é um programa de rádio diferente que surgiu na Bahia no final de 2011. O projeto é pioneiro e inovador, com conteúdo muito especial, baseado na Sabedoria e na Filosofia do Yoga. A produção e a apresentação do programa é de Roberto Figueiredo.

Depois de 3 anos sendo apresentado diariamente (de segunda à sexta das 20:00 às 21:00) e “ao vivo”, nas rádios das cidades de Pojuca e Catu, em outubro de 2014 tivemos que dar uma parada no programa diário. Atualmente estamos desenvolvendo dois novos projetos: O RADIO YOGA ITINERANTE e os PROGRAMETES.

O Radio Yoga Itinerante está levando a ideia e o conteúdo do programa para algumas rádios comunitárias da Bahia. Começamos em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, com a rádio Rio de Contas Fm e estamos chegando nas rádios do Recôncavo Baiano. Já temos parcerias com a Tupinambá Fm da cidade de Itaparica, com a Salinas Fm de Salinas e com a Alternativa Fm de Nazaré.

Nesta parceria com a ALTERNATIVA FM de Nazaré, o PROGRAMA RADIO YOGA voltou ao ar em maio de 2015 e está sendo apresentado “ao vivo” nas noites de sábado das 18:00 às 19:00.

Para algumas dessas rádios, inclusive a OURO NEGRO FM de Catu/Ba, estamos distribuindo gratuitamente os Programetes da Radio Yoga (pequenos programas de 05 e 10 minutos) com muito conteúdo sobre saúde, bem estar, comportamento, ética e sustentabilidade.

 

A HISTÓRIA E O FORMATO DO PROGRAMA:

PROGRAMA RADIO YOGA nasceu em setembro de 2011 dentro de um grupo de estudos e práticas do Yoga com o objetivo de divulgar a Sabedoria Milenar do Yoga e proporcionar momentos de relaxamento e serenidade através de “músicas especiais”. Além de Roberto Figueiredo neste primeiro momento, tivemos as participações de Alessandra Ferreira Bitencourt, Graça Sales e Márcia Almeida.

O projeto inicial era o RADIO YOGA durar apenas 3 meses (de outubro a dezembro de 2011) e apresentar aos ouvintes muito conteúdo teórico das técnicas e da filosofia do Yoga. E também abrir um espaço para falar de temas ligados ao Meio Ambiente.

Nesses primeiros meses o RADIO YOGA foi apresentado na NOVA FM 105.7 da cidade de Pojuca/BA. Devido ao êxito do projeto, o programa ficou mais de um ano no ar na rádio NOVA FM. E depois mudou para a rádio OURO NEGRO FM de Catu/BA, uma rádio mais potente que abrange mais de 150 municípios da região Norte e Nordeste da Bahia, inclusive parte de Salvador e de Feira de Santana.

No formato atual, o PROGRAMA RADIO YOGA está mais leve, mais dedicado a tocar “músicas especiais”, fazendo com que o ouvinte perceba os benefícios do Yoga de forma sutil, porém real, concreta. Mais do que falar os conteúdos teóricos, proporcionamos momentos efetivos de reflexão, de relaxamento, de interiorização, de paz, de serenidade, de harmonia, de beleza.

A receptividade dos ouvintes é muito boa. Normalmente eles dizem que gostam do programa porque efetivamente conseguem relaxar, desacelerar do ritmo estressante do dia e dizem que SE SENTEM BEM ouvindo o RADIO YOGA. Alguns relatam que dormem melhor após ouvir o programa.

No primeiro bloco do PROGRAMA RADIO YOGA tocamos músicas “normais” (MPB, Música Clássica, Instrumental, Beatles), porém especiais, com letras construtivas, positivas e com melodias harmônicas. No final do primeiro bloco trazemos algum conteúdo normalmente ligado ao Hatha Yoga e a Meditação, ao bem estar físico e mental, à necessidade de mover o corpo, de cuidar da alimentação, da saúde. Damos dicas também de saúde, de comportamento, de respeito ao Planeta. Temos também as Palavras de Sabedoria dos grandes Mestres do Yoga no início desse primeiro bloco.

No segundo bloco do programa temos uma parte também de conteúdo que normalmente está relacionado à Sabedoria do Yoga e a temas ligados ao Meio Ambiente. Mas a maior parte do segundo bloco é ocupada também por música: músicas especiais para Relaxamento e o Mantra de enceramento. Temos também espaço para poesias e entrevistas ao vivo. O Relaxamento é conduzido diariamente por Graça Sales e é um dos maiores sucessos do programa.

Entre as músicas especiais do programa, destacamos o tema de abertura do RADIO YOGA que é O Sal da Terra, de Beto Guedes e a música de encerramento que é Amanhã de Guilherme Arantes.

NOSSOS AGRADECIMENTOS:

Como vimos, a ideia original do programa foi de Roberto Figueiredo (Praticante de Yoga, Economista e Radialista) e o projeto inicial contou com a participação e a consultoria de Alessandra Ferreira Bitencourt (Praticante de Yoga e Ambientalista), Graça Sales (Praticante de Yoga e Voz Maravilhosa) e Márcia Almeida (Professora de Yoga e Terapeuta).

Tivemos o apoio também de Ana Lucia Maranhão (Psicóloga e Psicoterapeuta), Carlos Herculano (Professor de Yoga e Engenheiro) e de Sheyla Guedes (Praticante de Yoga e Administradora).

Os dados de nossos colaboradores estão disponíveis no espaço A EQUIPE em nosso Site.

Agradecemos a todos que de muitas formas contribuíram e contribuem para a realização do programa. Seja com patrocínios e apoio financeiro. Ou através de sugestões, comentários, matérias, entrevistas, gravações, músicas. Em especial agradecemos o apoio da querida amiga Amélia Hilda.

Agradecemos em particular à direção da NOVA FM da cidade de Pojuca e à equipe da rádio por acreditar num projeto inovador que é o RADIO YOGA.  E também à direção e a equipe da rádio OURO NEGRO FM de Catu por apostar no programa e expandir sua divulgação por várias cidades da Bahia. Em especial agradecemos a Apolo Miranda pelo apoio ao programa e pela idéia e realização dos Sites.

E agradecemos também e principalmente aos ouvintes e amigos, em especial aos das cidades de Catu, Pojuca e Mata de São João pela audiência, apoio, sugestões, críticas, elogios e por perceberem o verdadeiro espírito do programa e a importância do Yoga.

Nesta nova fase de expansão, agradecemos também à direção e aos ouvintes das novas emissoras parceiras: RIO DE CONTAS FM, TUPINAMBÁ FM, SALINAS FM e ALTERNATIVA FM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *